Renascença Clube - Rua Barão de São Francisco, 54 - Andaraí

O clube foi fundado em 17 de fevereiro de 1951, na rua Pedro Carvalho no Bairro do Méier, por um grupo de negros pertencentes a classe média, devido a discriminações sofridas pelos seus associados em outros clubes e agremiações renomados do Rio de Janeiro, criaram assim, um espaço social próprio onde os seus fundadores e familiares frequentassem um clube cuja principal característica era resistência cultural e a não conformação com o preconceito e discriminação impostos pela sociedade.
No final da década de 50, O Renascença Clube foi transferido para a rua Barão de São Francisco no Bairro do Andaraí, onde funciona até os dias de hoje.
O “Rena”, como é conhecido por seus freqüentadores, teve grande expressão nos concursos de beleza, nas décadas de 50 e 60, onde podemos ressaltar Dirce Machado (1959), Aizita Nascimento (1963), Vera Lúcia Couto dos Santos (Miss Guanabara, 2º lugar no Miss Brasil e 3º lugar no Miss Beleza Internacional, o que lhe rendeu o título de Miss Fotogenia, em 1964).
Na década de 70, por decisão da Diretoria, participaram das atividades do clube várias manifestações culturais negras, como a Black Music, com a famosa "Noite do Shaft" e as rodas de Samba.
Hoje, alguns eventos e atividades acontecem no seu espaço, como as rodas de samba, entre as quais, podemos destacar o “Samba do Trabalhador”, que acontece sempre às segundas-feiras e o "Encontro de Bambas", que acontece aos sábados, lhe conferindo assim, um dos importantes palcos de samba do Rio de Janeiro. Além das rodas de samba, acontecem festas como o Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, com farta distribuição de brinquedos, jogos e brincadeiras.
Alex Huche

Fonte: “RENASCENÇA CLUBE – NEGRITUDE, SEGREGAÇÃO E O ALCANCE ESPACIAL DE UMA RENOMADA AGREMIAÇÃO DO RIO DE JANEIRO.” - Aimée Luana Rissi Paixão

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tripa Lombeira

Todo terceiro domingo do mês das 13h às 21h, acontece uma saborosa Tripa Lombeira confeccionada pelo departamento feminino do clube, com acompanhamento do DJ Nenen, que apresenta músicas do Black Music de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.
Obrigado!